segunda-feira, 7 de abril de 2008

Captar Recursos- Papel de quem?

“Nossa tarefa não é causar uma boa impressão naqueles a quem ensinamos, mas provocar neles um impacto. Não é apenas convencê-los, mas levá-los a uma transformação de vida.” (Howard Hendrix)
O envolvimento neste Workshop nos levou há uma reflexão da prática com a teoria e nos trouxe uma Responsabilidade Social maior, pois sabemos as implicações e o desenvolvimento dos trabalhos sociais tem tido nas vidas das pessoas que não tinham perspectivas e podem começar a deslumbrar um futuro com esperança.
A base do sucesso das ações é desejo de eliminar as desigualdades sociais e os enormes problemas que surgem de acordo com a demanda de violência, desemprego, despreparo dos trabalhadores, a falta de perspectivas sociais e de melhoria da situação enfrentada. A inclusão social vem trazer a esperança da mobilidade social e a inserção das pessoas no mercado de trabalho, na sociedade e deixando para trás ações de assistencialismo
A autora Virgínia Fontes relata um processo contemporâneo como conversão mercantil e filantrópica de movimentos sociais e que as empresas visam com seu trabalho de lucros, mas queremos registrar que no nosso caso a intenção é de transformar a sociedade e a situação das famílias, proporcionando as crianças uma oportunidade de vida e um caminho de opções para romper o ciclo de pobreza.
A prática do cotidiano vieram para complementar as ações de responsabilidades sociais que temos desenvolvido e acreditamos que funciona, pois os resultados obtidos em ver pessoas sem perspectivas e sem oportunidades começarem a construir caminhos novos com oportunidades novas e certas de que este caminho tem tirado muitas pessoas de suas condições de estagnação. Estagnação essa sem perspectivas e sem saber para onde ir, sem orientação alguma de como transformar sua condição num caminho de oportunidades. Muitas ações sociais buscam o proceso de legalização , mas não tem os caminhos a seguir, também é de nosso interesse pontuar e direcioná-los dentro da Legislação do Terceiro Setor.
“Se pudermos mobilizar toda gama das inteligências humanas e aliás a um sentido ético, talvez possamos ajudar a aumentar a probabilidade da nossa sobrevivência neste planeta e, talvez inclusive contribuir para nossa prosperidade.” (Howard Gardner)
Vamos nesse workshop buscar as necessidades e o caminho de buscar novos parceiros e de alcançar novos recursos para manutenção dos projetos sociais.O papel de captar recursos é de cada um, de cada pessoa que se sente parte do trabalho de resgate de crianças e adolescentes em situação de risco.
Jovani Goulart Mendonça do Nascimento
Pedagoda- Formada na Univeridade Federal Fluminense, Pós- Graduada em Gestão do Terceiro Setor e atua na Gestão de Projetos Sociais.

Nenhum comentário: