segunda-feira, 7 de abril de 2008

Marketing Social

MARKETING SOCIAL - INTRODUÇÃO

O Marketing social surgiu nos Estados Unidos, em 1971.

“Marketing social é o processo de criação, implementação e controle de programas implementados para influenciar a aceitabilidade das idéias sociais e envolvendo considerações relativas ao planejamento de produto(cliente), custo, comunicação, conveniência e pesquisa de Marketing”.

O Marketing social é um dos desenvolvimentos mais promissores, cuja efetiva aplicação se espera que venha a aumentar a eficácia dos agentes sociais de mudança, no sentido de proporcionarem as transformações sociais desejadas.

O Marketing social tem na fundamentação o exercício dos direitos humanos fundamentais transforma-se em ação assistencial e os clientes passam a ser considerados como beneficiários ou assistidos.

Marketing social é uma ferramenta democrática e eficiente, que aplica os princípios e instrumentos do Marketing de modo a criar e outorgar um maior valor à proposta social.

“A expressão marketing social é empregada para descrever o uso dos princípios e técnicas para a promoção de uma causa, idéias ou um comportamento social. É uma tecnologia de administração da mudança social associada ao projeto de implementação e controle de programas destinados a aumentar a disposição das pessoas para a aceitação de uma idéia, um comportamento e/ou uma prática social”.


Marketing social exige a inclusão de quatro considerações na tomada de decisão:

a) desejo dos consumidores
b) interesses dos consumidores
c) exigências das empresas
d) bem–estar social.


OBJETIVOS DO MARKETING SOCIAL

Os principais objetivos do Marketing Social são:

Comunicação, informação e divulgação com a sociedade;
Convivência social;
Captação de recursos;
Melhoria da qualidade de vida e riscos de vida;
Programas públicos e sócio-ambientais.


O Marketing social e a responsabilidade social

A grande diferença entre o Marketing social e responsabilidade social é que o Marketing social tem como objetivo a mudança de comportamento da sociedade para com o bem-social utilizando ferramentas mercadológicas e técnicas de Marketing, a responsabilidade social é a preocupação que as empresas, pessoas e governo tem pelo social, a responsabilidade veio para ficar e que tem se transformado em um novo critério de excelência e qualidade para as empresas.

O Marketing social (responsabilidade social) pode chegar a construir em longo prazo um valor diferencial para a marca e uma vantagem competitiva para as empresas.

Com relação ao Marketing social as instituições que o adotam com técnica ou filosofia mercadológica devem aprender a explorar as suas potencialidades como um conjunto de instrumentos que, acima de tudo, contribui para o bem-social e como conseqüência para o aumento de sua produtividade e rentabilidade.

A partir desta visão as instituições devem observar algumas premissas subjacentes ao conceito:
- A missão principal da organização é criar clientes satisfeitos e saudáveis e contribuir para a qualidade da vida.
- A organização procura constantemente melhores produtos, definidos em termos de atração e benefícios para os clientes. Está pronta a promover os benefícios que são do interesse dos consumidores, mesmo se eles não estiverem conscientes disso.
- A organização evita aqueles produtos que não se enquadram dentro dos melhores interesses do cliente.
- Os consumidores apoiarão aquelas organizações que demonstrarem preocupação para com a sua satisfação e bem–estar social, formando o conceito do consumidor responsável.
- Dentre os demais conceitos de Marketing e o conceito de Marketing social, fica claro a evidência de que este último é o mais completo aos interesses da sociedade, uma vez que nele é adicionado um fator importante, que é o bem–estar do consumidor e do público em longo prazo. Porém, é fundamental para seu pleno sucesso, algumas mudanças nas perspectivas da organização, a fim de incluir mais participação de Marketing e resultado a longo prazo.

Além de seduzirem consumidores e funcionários, as chamadas campanhas de Marketing Social passaram a atrair a atenção do mercado financeiro, tradicionalmente insensível aos apelos aparentemente emocionais.
Muitas vezes as organizações confundem o Marketing Social como sendo filantropia, ou seja, amor à humanidade, pois o atendimento à área social, no passado, era feito por senhoras da sociedade que, realizando obras sociais, exercitavam sua vocação filantrópica.

Monique J.Guimarães
Pedagoga, Pós- Graduada em Psicopedagogia e Gestão do Terceiro Setor e atua em Gestão de Projetos Sociais

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